Visão teológica: Maioria dos cristãos americanos não acredita na Trindade

  • 31/03/2025
Visão teológica: Maioria dos cristãos americanos não acredita na Trindade
Visão teológica: Maioria dos cristãos americanos não acredita na Trindade (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa do Centro de Pesquisa Cultural da Universidade Cristã do Arizona revelou que apenas 11% dos americanos acreditam na Trindade, um dos pilares do Cristianismo.

A rejeição ao ensinamento fundamental da Trindade, levanta novas preocupações sobre o fato de os americanos estão vivendo sem a influência das "verdades e princípios de vida de Deus".

A divulgação da mais recente edição da série “Inventário da Visão de Mundo Americana”, que analisa as percepções dos americanos sobre a Trindade, tem como fonte um levantamento realizado com base em respostas de 2.100 adultos coletadas em janeiro.

De forma geral, apenas 40% dos entrevistados afirmam acreditar que Deus existe e influencia a vida das pessoas. Esse percentual aumenta para 53% entre cristãos autoidentificados, 60% entre cristãos renascidos teologicamente identificados e chega a 100% entre os Discípulos Integrados, um grupo caracterizado por ter uma cosmovisão bíblica.

Enquanto a maioria dos participantes (59%) acredita na existência de Jesus Cristo, uma proporção significativamente menor (29%) crê no Espírito Santo.

Apenas 11% dos entrevistados acreditam na Trindade, definida como o Deus da Bíblia sendo "três pessoas distintas, porém inseparáveis e iguais em um único Ser infinito". Essas três pessoas são Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo.

‘Pilar essencial do Cristianismo’

A crença na Trindade, descrita pelo Centro de Pesquisa Cultural como um "pilar essencial do Cristianismo", é compartilhada por 16% dos cristãos autoidentificados, 24% dos cristãos renascidos teologicamente identificados e 62% dos Discípulos Integrados.

“Esses resultados são mais uma evidência da confiança limitada ou inexistente que os americanos têm na Bíblia, das restrições que impomos à autoridade e influência de Deus e da nossa recusa em cooperar com Ele ao viver em harmonia com Seus caminhos e propósitos”, afirmou George Barna, diretor de pesquisa do CRC, em resposta aos resultados da pesquisa.

“Mesmo as estatísticas dos grupos mais alinhados com os ensinamentos bíblicos, como a crença na natureza e no impacto da Trindade, são surpreendentemente baixas para uma nação em que a maioria das pessoas afirma ser cristã.”

Barna identificou “essas descobertas sobre a ignorância ou rejeição da Trindade pelos americanos” como “apenas mais um exemplo em uma longa lista de pessoas vivendo sem que as verdades e os princípios de vida de Deus moldem suas vidas”.

Ele lamentou: “Sabemos, a partir de nossos estudos nacionais de acompanhamento de cosmovisões, que a maioria dos americanos desconhece muitos ensinamentos bíblicos essenciais, que vão desde os Dez Mandamentos e a Trindade até questões relacionadas ao arrependimento, salvação, o propósito principal da vida e as medidas divinas de sucesso.”

“Pode-se argumentar que os principais teólogos influenciando as visões espirituais da América atualmente são figuras como Tucker Carlson, Joe Rogan, Russell Brand, Jordan Peterson, Megyn Kelly e Bill Maher” – todos influentes podcasters, mas não figuras religiosas.

Cosmovisão bíblica

Brand e Peterson demonstraram interesse pelo Cristianismo, sendo que Brand foi recentemente batizado. Carlson e Kelly, por sua vez, são cristãos comprometidos, enquanto Maher se declara ateu.

“Eles misturam teologia prática e, às vezes, não bíblica, além de pontos de vista filosóficos, em seus comentários sobre a vida e os eventos mundiais”, disse Barna sobre os podcasters.

“Enquanto isso, muitas igrejas cristãs estão focadas em apresentar séries em várias partes que não estão desenvolvendo ou fortalecendo de forma eficaz uma cosmovisão bíblica integrada, na qual os congregantes possam se basear para combater as interpretações populares e seculares da realidade.”

Barna apontou que nenhuma figura cultural ou igreja influente parece estar “dedicada a construir de forma obsessiva uma base teológica sólida para as massas”.

Ele levantou uma série de questões retóricas para destacar a falta de elementos essenciais na cultura americana para assegurar uma população alfabetizada biblicamente: “Quem está empenhado em garantir que as pessoas compreendam os fundamentos teológicos de uma cosmovisão bíblica? Onde está a preocupação ou angústia diante da rejeição quase universal de diversos ensinamentos bíblicos fundamentais?”

“Será que a Igreja de Deus está dedicada a conhecê-Lo e torná-Lo conhecido, ou foi seduzida pelas distrações e distorções da nossa cultura?”, perguntou ele.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/visao-teologica-maioria-dos-cristaos-americanos-nao-acredita-na-trindade.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes